Lacroix-1366x315.jpg

LACROIX Electronics Impulsiona a Excelência de Fabricação com IoT Industrial

Otimizando a coleta e análise de dados de fabricação

logo PTC.png

Caso de Sucesso LACROIX

DESAFIOS
Para reduzir falhas de equipamentos, minimizar defeitos e melhorar a qualidade, a LACROIX precisava de uma solução que proporcionasse maior visibilidade da fabricação – mas também flexível, escalável e que não interrompesse a produção.

Classificada entre os 10 principais Serviços Europeus de Fabricação de Eletrônicos (EMS), a LACROIX Electronics, membro do grupo LACROIX, é especializada em subcontratação eletrônica para os setores industrial, automação residencial, automotivo, aviônico civil e defesa e saúde.

 

A LACROIX Electronics oferece soluções industriais globais desde o projeto até a produção em massa de montagens e submontagens eletrônicas.

O desafio

A LACROIX Electronics estava procurando maneiras de obter visibilidade em tempo real dos processos de produção e teste de componentes, enquanto aprimorava a coleta de dados industriais para melhorar a identificação de falhas de equipamentos e defeitos de componentes.

 

Como parte da estratégia de excelência operacional da LACROIX Electronics, as apostas financeiras e de produtividade eram altas e qualquer solução não poderia impactar a produção, já que muitas de suas plantas lidam com mais de 10 milhões de componentes todos os dias.

 

A solução também precisava ser flexível e escalável em várias plantas com níveis variados de automação, conectividade, ativos, sistemas de TI e OT.

lacroix4.jpg

Abordagem

A LACROIX Electronics contratou os serviços de assessoria da KPMG para licitar diversos requisitos técnicos e financeiros, cinco dos quais principais. A nova solução da LACROIX Electronics tinha que ser:

  • Desenvolvido usando linguagens de computador modernas e de fácil manutenção

  • Aberto e interoperável, permitindo que a LACROIX Electronics permaneça totalmente independente em seus desenvolvimentos

  • Capaz de se conectar a uma base instalada de máquinas altamente heterogênea, tanto em termos de funcionalidade quanto de duração de uso, com idades que variam de alguns meses a vários anos

  • Equipado com funcionalidades que podem evoluir facilmente para a Indústria 4.0

  • Capaz de fornecer custos operacionais e de aquisição claros e fácil cálculo de ROI

RESULTADOS

  • Detecção precoce de anomalias e requisitos de manutenção por meio de melhor visibilidade da produção

  • Melhor utilização de ativos reduzindo o tempo de inatividade e melhorando o OEE

  • Maior lucratividade ao reduzir refugos e defeitos enquanto melhora a qualidade

A solução

A plataforma ThingWorx Industrial IoT da PTC agrega dados de sistemas de IT e OT, incluindo linhas SMD, fornos, estações de soldagem ou qualquer outra máquina – para fornecer informações precisas e em tempo real sobre o status da máquina.

 No caso de um incidente, com esses dados e visibilidade, os operadores podem analisar e corrigir facilmente o problema, para que possam reiniciar rapidamente a produção e reduzir o tempo de inatividade.

 Isso resulta em redução de refugo, melhoria de qualidade e eficiência operacional – ajudando a melhorar o OEE e impulsionar a excelência na fabricação. As informações das linhas de produção fornecidas pela ThingWorx são exibidas em dashboard personalizável e acessível em monitores localizados no final das linhas, exibindo indicações altamente visuais, facilitando assim as rotinas diárias e a tomada de decisões dos operadores e líderes de equipe. 

 

Além disso, sempre que necessário, os funcionários também podem acessar essas informações remotamente em qualquer tipo de dispositivo móvel. Em um terreno de 12.000 m², mobilidade é isso! Um projeto tão complexo só pode funcionar porque há facilidade de implementação e adoção por todas as partes envolvidas. 

Com o ThingWorx, a LACROIX Electronics pode contar com uma solução interoperável que se integra facilmente em seus sistemas existentes e oferece desenvolvimento rápido de aplicativos e recursos de integração integrados. 

E graças à estratégia de gerenciamento de mudanças da LACROIX Electronics envolvendo os operadores da planta em um estágio muito inicial do projeto, eles puderam entender os benefícios do ThingWorx e adotá-lo para melhorar o desempenho industrial em análise. 

Mobilidade é isso! Um projeto tão complexo só pode funcionar porque há facilidade de implementação e adoção por todas as partes envolvidas. 

análise.

Os próximos passos

A ThingWorx da PTC garantiu a capacidade da LACROIX Electronics de implementar um elemento-chave de sua estratégia de Indústria Inteligente.

 

Os dados coletados garantem melhor conhecimento do status da máquina, visão completa das linhas de produção e detecção precoce de anomalias e requisitos de manutenção.

 

O objetivo original da LACROIX Electronics era reduzir as perdas e maximizar a economia em relação ao seu projeto Symbiose para criar uma nova fábrica eletrônica do futuro na França, e agora considera ir muito além da conectividade de dados.

 

Por exemplo, a implementação da manutenção preditiva, para abordar a excelência operacional ou entregar experiências poderosas com Realidade Aumentada, está em revisão.

EcranPlateformeIoT2.png

Solicite mais detalhes